O Centro Catequético foi criado por D. Ernesto Gonçalves da Costa, em 1971, para a formação de casais catequistas.
Em Janeiro de 1972 foi inaugurado. Foi o terceiro da espécie em Moçambique. O primeiro era o Centro Catequético de Nazaré-Beira, para as dioceses do centro, e o segundo o Centro Catequético de Anchilo-Nampula, para as diocese do norte. Desde a sua fundação funcionou em regime de internato, com programa de dois anos para famílias de catequistas das dioceses do sul de Moçambique.
As famílias, durante a formação, deixam as suas casas e passam a morar no catequistado, para serem mais bem acompanhadas. A formação tem dado bons resultados e é graça às famílias formadas neste Centro que as comunidades cristãs crescem na fé em quase todas as missões.

O que é:
Um lugar priviligiado atento aos dons do Espírito e devotado ao serviço da Diocese de Inhambane e da Igreja Católica em Moçambique.

O Caminho:
Ensaiar a formação duma comunidade de famílias no seio da qual se percorre, em equipa, o estudo cuidado da doutrina católica, sobretudo em matéria bíblica e litúrgica; o método catequético e a prática pastoral; a formação da moral cristã; o exercício na piedade e na santidade de vida (Cf. AG. 17).
O CAMINHO que o Centro Catequético do Guiúa vai percorrendo acomoda-se ao progresso cultural, de modo a tornar os catequistas eficientes colaboradores na Evangelização, acrescida de novas e mais amplas responsabilidades (AG 17) pelo facto de provirem das comunidades e serem escolhidos por elas.
As aulas e os cursos, a oração e o retiro, o diálogo e a reflexão são os caminhos duma séria experiência cristã na sua dimensão comunitária.

Numa Igreja jovem, como a nossa, o CAMINHO trilhado pelo Centro traduz-se mais na experiência de vida do que em esquemas doutrinais.
A duração do curso é de um ano, centrando todo o seu esforço em torno de uma tríplice temática: conhecimento da Mensagem da Salvação; o Homem e a sua inserção ambiental; metodologia catequética.

A Meta:
Libertar, pela Revelação de Cristo, o Homem todo e todos os homens da escravidão da injustiça, do ódio e do pecado.
Anunciar a Boa Nova de modo que todos possam viver de Cristo, por Cristo e para Cristo, Filho de Deus;
Edificar verdadeiras comunidades de Fé, Esperança e Caridade, alimentadas pela força da Palavra de Deus;
Proclamar o espírito das Bem-aventuranças como sinal do Reino, já presente no meio dos homens.

Categories:

Tags: